Essigwasser statt Molotow: Fábio Hideki nach 10 Tagen wieder frei, Polizei meldete Festnahmen von ersten Black Blocs

Ativista preso diz que polícia “quis mostrar serviço”

Tatiana Merlino  

[…] Estudante e servidor da USP, Hideki foi preso em 23 de junho, ao final de uma das manifestações “Se não tiver direitos, Não vai ter Copa”. Sua prisão ocorreu em flagrante, dentro da estação Consolação do Metrô, acusado de portar um artefato explosivo. Na mesma manifestação também foi preso o professor Rafael Marques Lusvarghi. Os dois são acusados dos crimes de incitação à violência, resistência à prisão, desacato a autoridade, associação criminosa e porte de artefato explosivo. “São os primeiros black blocs presos em flagrante pela Polícia Civil paulista”, disse o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella. “É a resposta da lei para esses indivíduos”.

“O que eu tinha era uma garrafa de água com vinagre, para me proteger do gás lacrimogêneo. Vinagre não é explosivo”, argumenta. “Se eu estivesse com explosivos, não teria gritado pedindo que filmassem a hora em que minha mochila foi aberta”, ressalta. Segundo o ativista, ele só foi apresentado aos explosivos de verdade por um investigador de polícia, quando foi prestar depoimento no Deic.

No local, Hideki está cumprindo o que se chama de período de observação: dez dias sem poder sair da cela.[…] Ele afirma que foi pego “para dar uma resposta à sociedade e à imprensa, que estavam cobrando a prisão de manifestantes violentos”. “Se ser black bloc é quebrar símbolos do grande capital, eu não sou black bloc”,completa.

http://ponte.org/preso-em-tremembe-ativista-diz-que-policia-quis-mostrar-servico/

Advertisements
Dieser Beitrag wurde unter Proteste, Repressionen veröffentlicht. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s