Raquel Rolnik über die #WM als Chance für soziale Bewegungen und die Wiederaneignung der Debatten über das Recht auf Stadt

Professora Raquel Rolnik sobre Copa: ‚É uma vitrine para movimentos retomarem o centro das discussões urbanas do país‘

n-SAO-PAULO-large570Cauê Marques
Quando se trata da relação da Copa do Mundo com as mudanças que aconteceram no país, especialmente em São Paulo, a urbanista e professora da USP Raquel Rolnik é enfática: o evento não criou novas demandas para os movimentos sociais, mas sim as amplificou. „Tudo coincidiu com o aumento da disponibilidade do crédito, exacerbou um boom imobiliário que já acontecia, a Copa apenas fortaleceu. Há um aumento do preço dos alugueis e dos imóveis. Itaquera, um dos cenários da Copa, é um dos locais onde isto está acontecendo“.

Raquel, que já atuou como consultora da Onu para habitação, entende que o evento que fez com que o mundo prestasse uma atenção maior no Brasil nas últimas semanas foi uma excelente oportunidade que os movimentos sociais tiveram para ganhar força e conseguir trazer de volta para o centro da pauta política das cidades as suas reivindicações, como aconteceu na última terça (24), quando o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto protestou nas ruas de São Paulo para exigir alterações no Plano Diretor da cidade.

„Há questões que estão sendo discutidas pelos movimentos sociais desde 2002 e 2003 que voltaram à tona com a retomada do setor imobiliário em 2008 e 2009 e que com a Copa ganham um novo fôlego“. Nesta entrevista, Raquel fala sobre a relação do evento da Fifa com a pauta dos principais movimentos sociais do país, especialmente dentro da cidade de São Paulo, na perspectiva do novo Plano Diretor…

http://www.brasilpost.com.br/2014/06/25/entrevista-raquel-rolnik-urbanismo_n_5527859.html

Advertisements
Dieser Beitrag wurde unter Auswirkungen der WM, Proteste veröffentlicht. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s