Studie der Uni São Paulo (USP): Restrukturierung des Bussystems in SP führt zu Nachteilen für Bewohner_innen der Peripherie

Corte de linhas: o drama da mobilidade na periferia

Raquel Rolnik

Um das Bussystem in São Paulo effektiver zu organisieren, sollen die Buslinien bis 2016 von 1.300 auf 900 reduziert werden. Anstelle von direkten Busverbindungen von der Peripherie ins Zentrum sollen Zwischenstationen eingerichtet werden, von wo aus Busse mit höheren Kapazitäten und Frequenzen ins Zentrum fahren. Studierende des Projektes Extensão Apé der USP haben die Bewohner_innen nach ihren Erfahrungen befragt. Dabei kam heraus, dass zunächst erstmal viele Linien einfach gekürzt wurden. Nun müssen die Bewohner_innen oftmals den Bus wechseln, um ihr Ziel zu erreichen. Die Fahrzeiten könnten sich zwar für die Busse reduziert haben, aufgrund der langen Wartezeiten jedoch nicht für die Fahrgäste. Das Umsteigen auf Terminals ohne adäquater Infrastruktur bedeutet für die Nutzer_innen eine größere Unsicherheit bezüglich der Ankunftszeit, erschwerte Bedingungen des Gepäcktransportes, Ausgesetztsein von Hitze, Kälte, Regen etc…

rolnik_terminal-jardim-angelaFoto: Apē – estudos em mobilidade. Terminal Jardim Ângela, 5h28.

Desde o ano passado, as linhas de ônibus da cidade de São Paulo passam por um intenso processo de reestruturação. Muitas tiveram seus itinerários modificados e outras, inclusive, foram excluídas. De acordo com a SPTrans, a meta é reduzir o número de linhas de ônibus em São Paulo de 1300 para 900 até 2016. Até o final de abril, 135 linhas já tinham sido extintas.
A ideia do órgão é implementar um sistema “troncoalimentador”. Diferentemente do sistema direto, no qual os ônibus saem dos bairros diretamente pras regiões centrais, neste sistema as linhas de bairro chegam até uma determinada via, onde passam linhas de maior capacidade e frequência que fazem então a ligação com o centro. A justificativa é que assim é possível racionalizar o sistema, com melhor aproveitamento operacional.
Em muitos bairros, porém, a reclamação dos usuários foi grande, especialmente na periferia. Pra entender melhor os impactos da reestruturação das linhas, alunos do projeto de extensão Apē, do Escritório Piloto da USP, foram conversar com moradores e ver de perto a situação do transporte público nos bairros do Fundão, uma área que se estende por cerca de 10 km ao longo da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul, indo do terminal Jardim Ângela até o terminal Jardim Jacira.
A reflexão que resultou desses encontros está na publicação “Seccionamento de linhas e periferia”. Naquela região, muitas linhas que ligavam os bairros diretamente ao centro foram cortadas. Agora, os passageiros são obrigados a trocar de ônibus num terminal para seguir viagem.
Nas visitas e conversas com moradores, os alunos verificaram, em primeiro lugar, que, por conta da necessidade de baldeação, o tempo total de viagem ficou maior. Além de mais demorada, a viagem também ficou mais desconfortável. De acordo com eles, muitas vezes a viagem pode ser mais rápida para os ônibus, mas não para os passageiros, em função do longo tempo de espera nos terminais, que estão sempre superlotados.
Antes da reestruturação das linhas, portanto, seria necessário construir a infraestrutura adequada para o novo sistema. A baldeação em terminais sem a infraestrutura adequada significa para os usuários maior incerteza do horário de chegada ao destino, maior dificuldade de transportar bagagens, maior exposição ao calor, frio e chuva, espera em ambiente não familiar e hostil, entre outras questões que só aumentam o desconforto da viagem…

kompletter Text bei: Raquel Rolnik

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