Zitat des Tages III: „Solche Unfälle passieren eben“ – Bürgermeister von BH über das eingestürzte Viadukt

Não foi um acidente!

von Talles Lopes

midia_ninja_viaduto
Não foi um acidente!

Ao ser abbordado por jornalistas sobre a queda do viaduto que matou duas pessoas ontem em Belo Horizonte, o prefeito Márcio Lacerda respondeu: “Acidentes como esse acontecem”.
Não Senhor Prefeito, acidentes como esse não acontecem naturalmente. A queda do Viaduto matando duas pessoas e deixando dezenas de feridos não pode ser entendido apenas como mais um acidente. Ele representa muito mais do que isso e é, na verdade, uma peça-síntese da tragédia pública que caracteriza a Política Brasileira. Peça que talvez tenha o senhor como o personagem mais caricato: um empresário que entra pra politica e que acredita que pode governar uma cidade como gerencia suas empresas.
O viaduto caiu, mas o que deveria cair por terra definitivamente era essa forma de fazer política. Que articula os interesses privados de grandes empresas com interesses eleitorais de partidos e políticos, que busca apenas perpetuar seu poder e seus negócios.
Talvez poucas pessoas representem tão bem este tipo de política como o senhor Márcio Lacerda, que virou prefeito de BH numa articulação que na época envolveu uma aliança inédita entre PT e PSDB. Talvez poucas alianças representem tão bem o nebuloso contexto político brasileiro, onde cada vez fica mais complexo identificar diferenças de postura entre partidos, o que nos coloca diante do grande desafio de valorizar quem ousa fazer diferença […]
É desses mesmos viadutos que saem os recursos que alimentam as campanhas eleitorais […]
O que aconteceu ontem em Belo Horizonte é fruto de um modelo de gestão pública que deve ser combatida, investigada, punida e banida da sociedade brasileira. Mais do que nunca, é importante lutarmos por uma reforma política que acabe definitivamente com esta relação promíscua entre empresas, campanhas eleitorais e gestão pública.

Toda força e solidariedade às familias dos mortos e feridos. Que os responsáveis não saiam mais uma vez impunes. Ao final das contas, o que aconteceu ontem não foi um „acidente“.

Texto Completo: Mídia Ninja

Advertisements
Dieser Beitrag wurde unter Auswirkungen der WM, Zitat des Tages veröffentlicht. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s