Lutar não é crime: Über die Menschenrechtsverletzungen während des Endspiels #Copa

Não teve democracia – Nota da Justiça Global sobre o cerco policial nos protestos durante a final da Copa

midia_ninja_policia_midia_3Foto: Mídia Ninja

Rio de Janeiro, 13 de julho de 2014 foi a data na qual o mundo olhava atento para o Estádio do Maracanã. Se a atenção estivesse voltada para pouco mais de um quilômetro de distância, para a Praça Saens Peña, veria que o mesmo Estado que realiza a festa do futebol passa por cima dos direitos da população: o direito à integridade física, o direito de ir e vir, o direito à livre manifestação, o direito de reunião e organização e o direito de liberdade de expressão. Os atos estavam marcados para 13h, mas desde às 10h o local já estava cercado pela Polícia Militar e pela Força Nacional de Segurança, que faziam parte de um efetivo de 26 mil agentes mobilizados para a data pelos governos federal, estadual e municipal, demonstrando que a única resposta dada aos protestos seria por meio de armas […]
É importante também denunciar a própria forma como o Estado escolhe para justificar esses fatos. Por meio de coletivas de imprensa, campanhas e declarações públicas, são construídas narrativas nas quais tudo é justificado em nome de uma suposta segurança pública, seja contra o inimigo na favela ou o inimigo na manifestação. Para isso, conta com a conivência de grande parte da mídia, que utiliza termos como “confronto” para descrever ataques covardes.
Não se trata, assim, apenas de um debate sobre leis, mas sobre a forma como estruturamos nossa sociedade e para onde caminhamos, que vem apontando para uma militarização crescente do Estado e do cotidiano.
Repudiamos todas as violações cometidas pelo Estado em função dos megaeventos. Repudiamos a criminalização dos movimentos sociais. Lutar não é crime! Desmilitarização já! Pela liberdade imediata dos presos!

Justiça Global Brasil

Advertisements
Dieser Beitrag wurde unter Proteste, Repressionen veröffentlicht. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s