12 von 19 Aktivist_innen, die vor dem Finale in #Rio festgenommen wurden, wieder frei – fehlen 5!

Of 19 activists detained in Rio before WC final, 12 released this morning. 5 remain in custody.

wm2014noblogs_nomediaNa madrugada desta quinta-feira, no Complexo de Bangu, cerca de 50 ativistas aguardavam seus companheiros do lado de fora da prisão, numa vigília em solidariedade aos manifestantes presos “preventivamente” pela policia do Rio de Janeiro.
A saída dos 12 liberados, que conseguiram habeas corpus, foi celebrada como uma vitória das redes e das ruas, mas cinco ativistas ainda continuam detidos. Vencemos a batalha, mas a guerra contra o “estado de exceção” continua. Alegria e pesar se misturavam na saída dos ativistas que foi acompanhada ao vivo pela Midia Nnja.
As prisões preventivas no dia 12/07, véspera da final da Copa do Mundo, foram duramente criticadas pela Anistia Internacional, OAB, Advogados Ativistas, Repórteres Sem Fronteiras, Sindicatos dos Jornalistas, Midialivristas, Universidades, movimentos sociais, representações partidárias e parlamentares em todo o Brasil. Liberdade para todos os presos políticos da democracia! Nenhum será esquecido!
O clima com as prisões é de perplexidade e resistência. Em nota os Advogados Ativistas escreveram: „Detenções em massa se tornaram comuns, flagrantes forjados se tornaram comuns, prisões de advogados se tornaram comuns, policiais sem identificação, militares infiltrados, interrogatórios políticos, catalogamento de manifestantes, uso de armas de fogo, perseguições nas casas de ativistas, agressões deliberadas em jornalistas, tudo isso se tornou comum, e pior, em praça pública. E como nos moldes da ditadura, os abusos são incentivados/tolerados pelo governo, seus agentes permanecem impunes e o conceito de “legitimidade da força” é usado de forma completamente política.“

Advertisements
Dieser Beitrag wurde unter Proteste, Repressionen veröffentlicht. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s