Copa e Olímpiada já removeram 250 mil pessoas de suas casas, aponta dossiê

dossie_copaA realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil motivou várias violações de direitos básicos da população, principalmente da mais pobre, segundo um dossiê divulgado nesta sexta-feira (7) pela Ancop (Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa). O documento lista diversos casos de violência policial, desrespeito à legislação trabalhista e até remoções forçadas de famílias de suas casas causadas pelo Mundial de futebol deste ano. De acordo com o dossiê, a Copa, junto com a Olimpíada de 2016, já retirou pelo menos 250 mil pessoas de suas moradias.

O número é uma „estimativa conservadora“ e diz respeito a remoções realizadas nas 12 regiões metropolitanas de cidades que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014. No caso do Rio de Janeiro, a quantidade de pessoas removidas leva em consideração também as pessoas que tiveram que sair de suas casas por causa de projetos ligados à realização da Olimpíada de 2016.

Segundo o „Dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Brasil“, as remoções são um exemplo de um problema social agravado no Brasil por causa da Copa. „Se a questão habitacional no Brasil já é grave por si só, a realização da Copa em doze cidades e das Olimpíadas no Rio de Janeiro agrega um novo elemento: grandes projetos urbanos com extraordinários impactos econômicos, fundiários, urbanísticos, ambientais e sociais. Dentre estes últimos sobressai a remoção forçada, em massa de cerca de 250 mil pessoas“, destaca o documento…

mais: UOL Esporte

Advertisements
Dieser Beitrag wurde unter Auswirkungen der WM, Auswirkungen Olympiade Rio2016 veröffentlicht. Setze ein Lesezeichen auf den Permalink.

Kommentar verfassen

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden / Ändern )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden / Ändern )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden / Ändern )

Google+ Foto

Du kommentierst mit Deinem Google+-Konto. Abmelden / Ändern )

Verbinde mit %s